Desenvolvimento de APIs

A economia das APIs está crescendo rapidamente e muitas empresas públicas e privadas estão aderindo à ideia de tornar as APIs parte integrante de suas estratégias de crescimento.

A interface dos novos dispositivos interconectados, wearables e em breve de veículos autônomos mostram como as APIs são cada vez mais importantes em nossas vidas.

A Importância

Com foco em conectar dados, pessoas, sistemas e dispositivos, as iniciativas digitais mais importantes dependem muito das APIs para oferecer as integrações robustas e flexíveis de que precisam.

Como o índice das inovações e o número de dispositivos conectados aumentaram, o mesmo ocorreu com a importância das APIs e com o modo como elas são criadas, consumidas e gerenciadas em escala corporativa.

Modelo de Requisição

As requisições dos recursos de nossas APIs são realizadas através do modelo REST. A identificação de cada recurso deve ser feita utilizando o conceito de URI, que é um dos padrões utilizados pela Web.

Alguns exemplos de URI’s:


http://api.hostname.com.br/produtos
http://api.hostname.com.br/clientes
http://api.hostname.com.br/clientes/57
http://api.hostname.com.br/vendas

Controle de Acesso

Desenvolvemos APIs com acesso público, ideal para portais de transparência e serviços públicos, mas também podemos fornecer controle privado confiável com tokens de acesso utilizando tecnologias como OAuth 2.0

Estrutura dos Dados

O retorno dos dados pode ser representado de diversas maneiras utilizando-se formatos específicos, tais como JSON, XML, HTML, CSV, dentre outros.

Exemplo de representação de um recurso no formato JSON.

  
{
  astronomy: {
    sunrise: "6:45 am",
    sunset: "7:55 pm"
  },
  atmosphere: {
    humidity: 35,
    pressure: 927,
    visibility: 16.1
  },
  condition: {
    temperature: 32,
    text: "Parcialmente Nublado"
  },
  wind: {
    chill: 32,
    direction: 158,
    speed: 13
  }
}

Documentação

Nossa equipe define URIs utilizando nomes legíveis por humanos, que sejam de fácil dedução e que estejam relacionados com o domínio da aplicação.

Isso facilita a vida dos desenvolvedores que utilizarão o serviço, além de reduzir a necessidade de documentações extensas.

Apesar disso, nós produzimos uma documentação detalhada que ajudará os desenvolvedores a acelerarem a implementação da API em seus projetos.

QUER SAIBER MAIS?

Sites Responsivos